domingo, 3 de março de 2013

FEUDALISMO

O feudo era a principal unidade de produção da Idade Média. 

A) Como se dividia o feudo? 
B) Explique a função de cada uma das partes do feudo.

2 comentários:

  1. Clero
    Nobreza
    Servos.

    Clero-tinha como função oficial rezar. Na prática, exercia grande poder político sobre uma sociedade bastante religiosa, onde o conceito de separação entre a religião e a política era desconhecida. Mantinham a ordem da sociedade evitando, por meio de persuasão e criação de justificativas religiosas, revoltas e contratações camponesas.

    Nobreza - (também chamados de senhores feudais) tinha como principal função guerrear, além de exercer considerável poder político sobre as demais classes. O Rei lhes cedia terras e estes lhe juravam proteção (relações de suserania e vassalagem).

    Servos - constituíam a maior parte da população camponesa, eles eram presos à terra e sofriam intensa exploração, eram obrigados a prestarem serviços à nobreza e a pagar-lhes diversos tributos em troca da permissão de uso da terra e de proteção militar. Embora geralmente se considere que a vida dos camponeses fosse miserável, a palavra "escravo" seria imprópria. Para receberem terras de seus senhores, assim como entre nobres e reis, juravam-lhe fidelidade e trabalho vassalagem.

    ResponderExcluir
  2. 1= clero nobreza e camponeses
    2= NOBREZA= era formado por reis,condes,marques e duques que se dedicavam principalmente á guerra e á defesa de seus territórios
    CLERO= era formado por religiosos da igreja católica,como bispos,cardeais,padres e monges
    CAMPONESES= o grupo dos camponeses era formado basicamente pelos servos da gleba

    ResponderExcluir