terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

CARNAVAL (VALE 3+)



1. No início da década de 1840, a festa saiu das ruas e começaram os luxuosos bailes de Carnaval em uma importante cidade brasileira da época. Ao som de ritmos importados ou adaptados, como a valsa e a quadrilha, o espírito carnavalesco animava também as classes mais altas. Em que cidade ocorreu o primeiro baile de Carnaval?
2. Longe do eixo Rio-São Paulo, o Nordeste tem uma tradição própria de Carnaval. No começo do século passado, surgiram vários ritmos e festas que seriam consagrados mais tarde. Em Salvador, começavam os primeiros afoxés. Em Recife, surgia um ritmo acelerado, que exige dos dançarinos muito preparo físico e animação. De qual ritmo estamos falando?
3.Os trios elétricos são nada mais que palcos motorizados. Montados na carroceria de caminhões e equipados com potentes alto-falantes, eles desfilam pelas ruas, levando grupos musicais e seguidos pela população. O precursor surgiu na Bahia, em 1950. Você sabe quem são os responsáveis pela ideia do primeiro trio elétrico?

7 comentários:

  1. 1-O primeiro baile de máscaras de que se tem notícia no Brasil foi realizado no Hotel Itália, no antigo Largo do Rócio, no Rio de Janeiro, em 1840, por iniciativa dos próprios proprietários italianos, empolgados pelo sucesso dos grandes bailes de máscaras da Europa.
    2-Frevo.
    3-Foi em 1938 que surgiu a idéia do trio elétrico, quando Dodô (Adolfo Nascimento), radiotécnico e músico, e Osmar (Osmar Macedo), inventor e músico.

    ResponderExcluir
  2. 1. No nosso país, foi no Rio de Janeiro;
    2. O frevo;
    3. Dodô (Adolfo Nascimento) e Osmar Macedo.

    ResponderExcluir
  3. 1-Rio de Janeiro
    2-Frevo
    3-Dodô e Osmar

    ResponderExcluir
  4. 1-Rio de Janeiro
    2-Frevo
    3-Dodo e Osmar

    ResponderExcluir